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Como prestar um bom atendimento para encantar os seus clientes

Seja a sua empresa uma loja do comércio, um escritório ou uma grande corporação, contar com um atendimento diferenciado e de qualidade é essencial para prosperar no mundo dos negócios.

Os clientes, cada vez mais exigentes e com um mundo de informações na palma da mão, desejam muito mais do que produtos ou serviços: buscam qualidade e experiências inovadoras, que agreguem valor e contribuam de alguma forma com a melhoria de suas vidas.

Por isso, cabe às empresas encantá-los com um atendimento de excelência, que vai muito além da venda direta. Lembre-se de que o foco é o cliente e o objetivo da sua empresa é ajudá-lo, portanto, o lucro, neste primeiro momento, precisa estar em segundo plano.

Mais do que nunca, o atendimento humanizado tem ganhado destaque e certamente já se consagra como uma importante ferramenta para a sua empresa se destacar no mercado. O cliente quer (e deve) ser bem atendido, os funcionários precisam estar capacitados para saber lidar com diferentes situações e o problema de um cliente deve sempre ser prioridade.

Mas, como colocar tudo isso em prática? Selecionamos algumas dicas que podem ajudar você. Confira!

Inspire-se

Não é difícil encontrar casos de empresas que têm revolucionado o atendimento a seus clientes através de uma relação de proximidade, confiança e parceria que costuma ir além da “obrigação”.

Surpreender e encantar são os lemas de marcas como Nubank, Netflix e Uber, que, através de uma linguagem jovem, interativa e direta, tratam os clientes como verdadeiros amigos.

O que essas empresas ganham com isso? Mídia, muita mídia espontânea. Nas redes sociais, não faltam relatos de usuários sobre como foram bem atendidos ou surpreendidos por essas equipes. Histórias que engajam um número impressionante de outros clientes e até desconhecidos, que passam a admirar e atuar como defensores da marca.

Tenha diferentes canais de comunicação

A era é digital, por isso, contar com uma presença eficiente em redes sociais, ter um bom website e ainda disponibilizar um chat online para que os clientes possam sanar dúvidas rapidamente e contribuir com opiniões e feedbacks é essencial para garantir um atendimento eficiente, que deve ser também de qualidade.

No entanto, canais de contato como 0800 ou assistência técnica presencial continuam sendo importantes e complementam um plano de atendimento eficiente.

Mas, atenção: sejam onlines ou offlines, eles precisam estar ativos e atualizados para os clientes.

Entregue mais do que o esperado

Surpreender também é a palavra de ordem em tempos de atendimento humanizado. Empresas que entregam mais do que o esperado para os seus clientes também garantem uma boa visibilidade no mercado, destacando-se frente aos concorrentes “parados no tempo”.

Se você não sabe como fazer isso, novamente, a dica é: pesquise e inspire-se. A internet disponibiliza uma infinidade de insights que podem gerar inúmeras ações positivas para a sua marca, desde que adaptadas corretamente de acordo com a sua realidade.

Novamente, aqui, reforçamos exemplos de empresas como o Nubank, que já chegaram a enviaram presentes como sanduicheira roxa para um cliente que teve uma cobrança duplicada em sua fatura e até presente para uma cachorra que comeu o cartão de crédito de seu dono.

São experiências que tornam a sua empresa diferenciada. É claro que as ações não precisam ser essas. Uma carta escrita à mão, um pedido de desculpas sincero ou a entrega de um pequeno brinde inesperado podem ter um efeito bastante positivo sobre o seu cliente e a sua marca.

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