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Inbound marketing , o marketing do futuro

A maioria das empresas ainda utiliza métodos tradicionais de marketing para conseguir captar clientes na internet. Mas há uma melhor forma de atrair visitantes para o site, conseguir seus contatos (leads) e até que eles tornem-se clientes. É possível conseguir tudo isso por meio da metodologia do inbound marketing.

Mas o que é inbound marketing?

Inbound Marketing consiste em uma série de táticas aplicadas que são controladas por um software. Essas táticas consistem em gerar tráfego, leads e vendas para empresas que possuem um site com baixo ou nenhum retorno efetivo. Neste artigo você vai entender por quê inbound marketing é efetivo.
Inbound Marketing é como um quebra-cabeça – não porque é confuso, e sim por possuir diversas peças isoladas, que juntas se tornam muito poderosas para prospecção e captação de novos clientes. Para o sucesso de qualquer negócio na internet, é preciso compreender essa estratégia abrangente e contar com a atuação de todas essas peças:

Limitar as ações digitais da sua empresa em apenas algumas destas, irá também limitar sua capacidade de atingir bons resultados e muitas vezes fazer com que você desacredite na eficácia do marketing digital.
Por isso trabalhar esses elementos de maneira conjunta, irá fazer com que as metas da sua empresa, sejam alcançadas de maneira rápida e alinhada com tudo aquilo que foi planejado.
Muitos de nossos clientes têm metas de vendas e faturamento, mas grande parte deles não sabia como alcançá-las antes de conhecer nossa metodologia de marketing digital.
Traçar objetivos claros e planejar a melhor forma de atingi-los é a grande chave para o sucesso de qualquer ação de marketing bem definida.

4 pilares bem definidos

Para atingir os resultados esperados, Inbound Marketing trabalha com 4 pilares muito bem definidos. São eles:
1) Geração de tráfego
2) Geração de leads
3) Conversão de leads em clientes
4) Análise e mensuração

Cada um desses pilares conta com várias táticas que foram aprimoradas ao longo do tempo e que se trabalhadas de maneira conjunta, possuem um impacto muito expressivo para o faturamento de qualquer empresa.

 

1) Geração de tráfego relevante:

– Otimização de sites, Criação de conteúdo para blog e Redes Sociais.

Muitas empresas possuem pouca ou nenhuma presença no ambiente online. É praticamente impossível encontrá-las quando se faz uma simples pesquisa ou quando se navega em uma rede social. Aumentar o tráfego de um site abre portas para que sua marca fique exposta e gere mais oportunidades de negócio. Mas como fazemos isso?

 

a. Otimização de sites (SEO):

Uma das táticas é fazer com o que o site da sua empresa se posicione nos motores de busca de maneira relevante. Com isso, sempre que algum possível cliente procurar por algum assunto relacionado ao seu negócio, você irá se posicionar entre as possíveis opções de escolha dessa pessoa.
Esse tipo de otimização envolve um estudo de quais palavras-chave são as mais relevantes e quais geram maior ou menor volume de pesquisas mensais.
Nosso papel é encontrar exatamente as oportunidades de posicionamento nos principais buscadores, como Google, Yahoo e Bing e fazer com que essas palavras-chave muito relevantes tragam mais acessos para os sites de nossos clientes.

b) Criação de conteúdo para blog

Cada página de um site é uma oportunidade de se posicionar para alguma determinada palavra-chave nos buscadores. Mais páginas significam mais chances de um site aparecer na primeira página do Google, por exemplo.
Com a criação de conteúdo relevante para o blog de uma empresa, somos capazes de aumentar o número de acesso de um site e também esclarecer possíveis dúvidas que seus futuros clientes possam ter sobre seu serviço ou produto.
Fornecer informações relevantes facilita o aumento de visitantes no site e ajuda a influenciar no processo de compra do possível consumidor. Ter um blog ativo vai ajudar a indexar mais páginas de um site e atrair mais leads para qualquer tipo de negócio.
Ao solucionar os problemas dos seus possíveis clientes com conteúdo valioso, você mostra que a sua empresa é relevante e preocupa-se com eles em primeiro lugar.

 

c) Redes sociais

As redes sociais são a forma mais rápida e eficiente de se compartilhar algum conteúdo na internet. Mas apenas criar conteúdo para o blog e esperar o tráfego surgir não irá atrair os visitantes suficientes que as empresas precisam para atingir suas metas. Além disso, quanto maior for o alcance do conteúdo gerado, maior é a chance dos artigos do blog se posicionarem melhor nos principais buscadores e das pessoas compartilharem o seu conteúdo.
Uma coisa influencia a outra!

2) Geração de leads online

Vamos considerar que as páginas do site da sua empresa já estão otimizadas para se posicionar na busca orgânica para diversas pesquisas e gerando tráfego relevante. Também já está sendo desenvolvido conteúdo de qualidade semanalmente. Além disso, os posts já estão sendo impulsionados através das redes sociais e novos visitantes aparecem diariamente em seu site.
Agora precisamos converter esse tráfego em leads através de ofertas especiais e landing pages.

 

O que seria isso?

Agências que apenas geram tráfego para seus clientes estão ainda na metade do caminho.
As empresas precisam se envolver com esses visitantes e movê-los no funil de vendas.
Transformar esse tráfego em leads é o próximo passo, e para isso utilizamos de ofertas e páginas com chamadas atraentes, além de contar com calls-to-action (CTA) bem definidos.
Oferecer conteúdo mais aprofundado sobre seu produto ou serviço, entregar informações de maior valor e ter materiais ricos são fundamentais. Para isso, além de criar esse conteúdo rico e de qualidade, contamos com a criação de landing pages que terão a finalidade de guiar esse usuário a fazer uma ação.
Geralmente para se ter acesso ao material da empresa, os usuário preenchem um formulário dentro da landing page, que normalmente em troca desse conteúdo, pede nome, e-mail, telefone ou qualquer outra informação relevante para seu negócio. Quando um usuário preenche esse formulário, esse visitante se tornou um lead.
A partir daí, podemos casar o tipo de conteúdo com cada lead e automatizar o processo de interação com todos que deixaram suas informações e assim direcionar campanhas e conteúdo ainda mais relevantes para cada público-alvo.
Esse processo de geração de leads online é simples e muito eficaz. Para empresas que querem crescer seus negócios online, essa estratégia de marketing é inegavelmente matadora. Além disso, esse processo permite educar os clientes potenciais e facilitar o processo de vendas futuras.

3) Conversão de leads em vendas

É muito importante ter um conteúdo que permeie todo o funil de vendas da empresa.
Informações como tendências da indústria, cases de sucesso e diferenciais são valiosos para conseguir converter esse lead em cliente.

 

Como seria esse processo?

Todos os visitantes que fizeram download de algum conteúdo precisam ser ainda munidos de informações mais consistentes e através de um software de automação de marketing (aqui usamos a nossa proópria plataforma de automação aloweb) conseguimos fazer isso de maneira automática.
Uma vez que já temos o e-mail desses visitantes, e já sabemos o tipo de conteúdo que mais lhes interessa, conseguimos gerar mais credibilidade, oferecendo através de disparos de e-mail marketing, outro tipo de conteúdo ainda mais aprofundado.
Isso faz com que os leads avancem no funil de vendas, permitindo que essas pessoas vejam ainda mais valor na empresa. Além disso, através de casos de sucesso, podemos mostrar que outras pessoas já se beneficiaram ao contratar seu produto ou serviço.
Esse conteúdo que é gerado e ofertado através do marketing de conteúdo, tem como objetivo orientar e educar esses leads,  e vai ajudar no processo de aprendizado sobre um determinado problema e enfatizar que ele pode ser resolvido. Todo esse processo se chama nutrição de leads.

 

4) Análise e mensuração

A mensuração é muito importante para checar se o cliente de fato atingiu seus objetivos.
Através de algumas ferramentas conseguimos medir a conversão de todo o processo, desde a geração do tráfego, até a conversão em vendas (nos casos em que a venda é feita online, do contrário temos que contar com o relatório da equipe de vendas).
Analisar se o site do cliente precisa melhorar a taxa de conversão em vendas ou se o cliente ainda precisa gerar mais visitantes são informações muito valiosas para qualquer estratégia de marketing digital.
Caso o objetivo não tenha sido alcançado como esperado, teremos agora informações valiosíssimas que permitirão segmentar melhor as campanhas, e identificar em qual parte do processo estamos perdendo oportunidades e assim poder ajustar para atingir as metas.
Todo o processo de Inbound Marketing, alinhado com o departamento de vendas, nos permite ter insights de qual área tem falhas e sempre otimizar para melhores resultados.

 

Conclusão

Inbound Marketing é uma tendência mundial de como as empresas se comunicam com seus consumidores e comercializam seus produtos nos dias de hoje. As empresas estão cada vez mais próximas dos consumidores, entregando conteúdo de qualidade e migrando cada vez mais seus investimentos de marketing para a internet. O retorno sobre o investimento (ROI) é inegável e comprovado em diversos nichos de mercado.
Contar com esse tipo de estratégia que integre atração de tráfego, conversão em leads e vendas, é fundamental para qualquer empresa que deseja captar clientes no ambiente online e transformar seu site em uma poderosa ferramenta de marketing.
Temos certeza que muitas empresa investem em ações de marketing que não são mensuradas e que eventualmente perdem dinheiro com ações não eficientes!

Se você acha que pode trazer mais resultados para seu negócio e acredita que a internet tem muito potencial para isso, você está certo(a)! Deixe sua opinião nos comentários.

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