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Você sabe o que é Automação de Marketing multicanal?

A Automação de Marketing é um processo tecnológico que dá suporte ao setor de marketing para automatizar tarefas de criação, execução, gestão, relacionamento e monitoramento de estratégias.

 

É uma forma de simplificar as tarefas manuais mais pesadas, complexas e chatas do marketing, como: criar landing pages, fazer e-mail marketing, enviar pesquisas de mercado, gerenciar fluxos de nutrição, analisar os estágios dos leads, produzir relatórios e outros trabalhos.

A inteligência humana não é descartada, o papel do profissional de marketing é de configurar e prover às ferramentas de automação: parâmetros, diretrizes e conteúdos. No mais, a máquina é que toma conta de todo o processo..

No entanto, é bom deixar claro de uma vez que automação de marketing, ainda que seja algo que envolva o email marketing, não é nem de longe a mesma coisa.

 

Só de saber que muitos processos técnicos, demorados e suscetíveis a erros manuais podem se tornar automáticos, você já deve imaginar as inúmeras vantagens, não é verdade? Por isso, preparamos uma lista com 11 dicas  para convencer qualquer gestor que é um investimento que vale a pena. Confira:

 

  • Servir o cliente, sempre!

 

Um dos conceitos centrais por trás da estratégia de inbound marketing é que conteúdo útil e valioso sempre vai vencer os discursos de vendedor. Preste atenção em quais tipos de conteúdo ressoam  na maioria dos leads e, se possível, depois que os leads converterem em um formulário, tente preveni-los de preencher um formulário novamente para mais conteúdo. A única exceção aqui é se você quiser utilizar um sistema de campos progressistas – no qual você vai coletando dados sobre o lead ao longo do ciclo de venda, em vez de pedir 15 campos de uma vez.

  • Não pressione!

 Gleanster reporta que 50% dos leads qualificados não estão prontos para comprar imediatamente. Se você os pressiona com uma série de e-mails pesados, provavelmente vai perdê-los. Em vez disso, pense que você é um consultor: envie pesquisas e dicas úteis para ajudá-los a tomar uma decisão.

  • Automação de marketing deve dar suporte para as vendas internas

 Para empresas B2B, seu trabalho não é apenas trabalhar com leads individuais, mas também fornecer informações para ajudá-los a ter aprovação interna para a compra do seu produto ou serviço. Envie ferramentas úteis que ajudem a pessoa a explicar os benefícios da compra para outras pessoas.

  • O Inbound marketing faz parte da automação de marketing multicanal!

 Uma estratégia de inbound marketing compreensiva deve refletir de perto o ciclo de vida do cliente. Deve permitir aos clientes potenciais controlarem como e onde navegam pelo processo de compra e reformular o marketing como fonte de informação e apoio, em vez de um discurso de vendas agressivo. Automação de Marketing é apenas uma ferramenta no processo e não vai substituir a estratégia global.

– Atrair leads

Em vez de atacar os clientes potenciais com uma série de anúncios e malas-diretas, atraia-os criando conteúdo útil e interessante que seja relevante para seus interesses. Depois otimize esse conteúdo para busca, facilitando para os prospects encontrarem você.

– Nutrição de leads

Uma vez que os leads demonstraram interesse, alavanque o que você sabe sobre as necessidades deles para mandar comunicações personalizadas e ajudá-los a decidir sobre seu produto ou serviço. De novo, esses conteúdos servem ao lead, e não devem ser usados para interrompê-los.

 

  • Automação de Marketing multicanal deve dar suporte ao cliente e conduzir repetidas compras, além da primeira venda

 O trabalho do marketing não termina depois da primeira venda. Continue a disparar comunicações personalizadas depois da venda para ajudar o cliente a ter mais da sua compra, incentivar defensores da marca e oferecer ajuda para quem tem dificuldades com o seu produto.

  • Tenha um conteúdo dirigido

 Não importa quão forte e inteligente uma tecnologia seja, o sucesso ou falha de uma campanha de automação de marketing vai se apoiar na qualidade do conteúdo que você está entregando. Conteúdo, portanto, deve ser a espinha dorsal de qualquer estratégia de automação de marketing. Você está entregando valor? Você está ajudando o visitante, o interessado e seu cliente? Essas questões são inerentes ao bom marketing.

  • Ser multicanal é o segredo !

 Compradores controlam como e quando interagem com a sua empresa, e cada dia mais, eles navegam outros canais de informação. Para ser verdadeiramente relevante, campanhas de e-mail e nutrição de lead precisam levar em conta as experiências dos compradores através de múltiplos canais e plataformas. Por exemplo, se um indivíduo fez o download de um whitepaper, é uma coisa, mas e se ele twittar sobre isso também? Isso indica um nível a mais de interesse e você deve adaptar a sua estratégia.

  • Automação de Marketing multicanal deve refletir interesse e não só ação

 Adicionalmente, você deve disparar comunicação baseada em todos os tipos de conteúdo que o lead viu e não só os formulários que a pessoa preencheu. Por exemplo, nós queremos saber que uma pessoa se inscreveu para um teste gratuito, mas e se a pessoa se inscreveu para um teste gratuito e olhou primeiro outro conteúdo em seu site? Essa informação pode ajudar você a prover uma experiência ainda mais personalizada para os seus leads, e pode estar disponível para o seu time de vendas para que eles saibam de antemão o que o lead está procurando. Você deve considerar todas as avenidas que alguém poderia usar para encontrar o seu conteúdo.

  • Seja Acessível!

 Tenha certeza que qualquer pessoa que receba suas comunicações possam vê-las, não importa qual o browser ou aplicativo que ela estiver usando. Para conseguir tráfego significativo, seus e-mails e sites precisam ser compatíveis com múltiplos browsers e dispositivos.

  • Automação de Marketing multicanal deve ser multi-plataforma

 A maioria dos e-mails automatizados de marketing ainda precisa aceitar o fato de que a grande porcentagem da população checa e-mail por telefone. Você sabia que 86% dos executivos têm smartphone e essa é sua ferramenta primária de comunicação? Muitos desses e-mails automatizados, quanto vistos nos dispositivos móveis, são cortados pelo browser, são pequenos de ler ou tem bloqueadas imagens contextuais importantes. Quando você falha para otimizar para aparelhos móveis, você está perdendo a grande oportunidade de comunicar com um vasto número de clientes potenciais.

 

  • Automação de Marketing não faz geração de lead para você, mas pode ajudar a dimensionar os esforços bem-sucedidos

  O primeiro passo é construir uma funil  saudável de leads através de conteúdo relevante e otimizado que fala com as necessidades e desafios dos clientes potenciais. É aqui que inbound marketing começa a construir blocos do seu funil de marketing. Um dos motivos principais que fazem a automação de marketing falhar é que a empresa não tem uma performance forte na geração de leads. Algumas empresas compram listas de e-mails, começam a automatizar seu marketing, vendem para os interessados e a demanda eventualmente para. Você precisa de fluxo constante de novos leads entrando no seu banco de dados para ter sucesso.

 

Conclusão

A automação de marketing é um aliado dos times de marketing e vendas de sua empresa!

Ela ajuda a otimizar o tempo gasto com a gestão da estratégia e fornece facilidades que só vão beneficiar a sua empresa, ajudando-a a vender mais e melhor.

Claramente, ela não é focada apenas para o marketing.

A integração com o time de vendas é um ponto bem importante, facilita a passagem de  leads   e a troca de informações entre os times, algo muito importante para o sucesso da sua estratégia de marketing digital.

Facilitar os processos significa que os seus times terão mais tempo para encontrar formas criativas de gerar mais receita para o seu negócio!

 

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