aloweb.chat

7 segredos para atingir a excelência no Atendimento

Quem nunca procurou um serviço, quando estava realmente precisando dele e levou um banho de água fria com um atendimento nada agradável? Infelizmente, essa é uma conduta muito comum entre as empresas e que raramente é solucionada.

Mais do que somente ser educado, o bom atendimento requer jogo de cintura e muito conhecimento. Apresentar ao cliente o que ele precisa de forma educada e gentil é muito mais do que necessário, é obrigação de quem presta serviços.

Conhecer o cliente é um dos primeiros passos para saber como trabalhar e o que apresentar a ele. Tratar e cuidar bem de cada cliente vai auxiliar na lealdade e fidelidade dele com a empresa.

Na ALOWEB , prezamos muito pelo bom atendimento ao cliente. Dessa forma, é possível apresentar alguns princípios para que o atendimento aconteça da melhor forma possível. Atendimento exclusivo não é mais um diferencial, já é uma necessidade para empresas e prestadores de serviços.

Sem receita pronta ou com fórmula mágica é preciso estudar e conhecer cada situação, cada cliente, de uma maneira única. Mas, existem algumas precauções que podem ajudar (e muito) em um atendimento de respeito!

  1. Entender o cliente: é importante saber os motivos que levaram o cliente a buscar os seus serviços. Assim, você saberá o que ele precisa e poderá apresentar as soluções mais corretas e assertivas.
  2. Satisfação em atender: sua equipe precisa ser apaixonada pelo que faz. Somente pessoas envolvidas (e é claro, conhecedoras do assunto) poderão criar um vínculo de vendas eficaz.
  3. Simpatia ao atender: cumprimento, cordialidade e boas maneiras não são diferenciais, são regras. O mínimo que se pode oferecer ao outro é o respeito!
  4. Manter uma comunicação clara: uma boa comunicação com os clientes é fundamental para a construção de uma relação de confiança. Se não houver segurança (e objetividade) na mensagem, a imagem da equipe acaba sendo prejudicada.
  5. Acompanhamento ou contato constante com o cliente: ele te procurou, conheceu seus serviços, efetuou a compra e agora está tudo bem, certo? ERRADO! O pós-venda é tão importante quanto a conquista do cliente. Afinal, um cliente satisfeito pode gerar uma infinidade de outros contatos (mas, não esqueça que um cliente insatisfeito também é capaz de criar uma imagem muito ruim de sua empresa).
  6. Estar sempre um passo à frente: seu cliente apresentou um problema, mas você rapidamente verificou outro? Ótimo! Mostre a ele que você não só percebeu a existência de um novo obstáculo, mas também tem a solução para ele. Não esqueça: seu cliente quer soluções e não mais problemas!
  7. Tenha uma Cultura estabelecida: Depois de toda essa mudança ser feita, você vai ter criado uma cultura interna baseada em tudo que foi passado para a equipe. Isso é extremamente essencial. Todos os profissionais da sua empresa devem saber, entender e disseminar aquilo que foi padronizado como uma cultura dentro da organização. Um exemplo claro ocorre em restaurantes, por exemplo. Todos devem saber quais são os pratos, o que é cada ingrediente, o porquê de eles estarem ali e qual o motivo do prato ser daquela maneira. Do faxineiro ao chef. Todos, sem exceção!

 

A satisfação em atender gerará, com certeza, uma satisfação maior ainda em ser atendido. É um ciclo que não permite um fim. Ele precisa ser constantemente avaliado, refeito, repensado e reorganizado.

Reúna sua equipe, revise sua prática de atendimento e mude o que for necessário. Sua empresa ganhará com isso e seus clientes, naturalmente, aparecerão.

Conte com a gente, na aloweb nós temos soluções que te ajudarão a transformar os seus clientes e verdadeiros fãs da sua empresa!

Aloweb Brasil

Siga-nos

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.