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Qual o melhor horário para atender seus clientes?

Aplicativos e websites estão disponíveis para acesso em todas as horas de todos os dias, logo a resposta para a pergunta do título seria a qualquer momento .

Do ponto de vista do consumidor, queremos ser atendidos no instante em que precisamos, em qualquer horário, no menor tempo possível. Mas do ponto de vista do negócio, vale a pena ter um atendente disponível 24h por dia?

Para ajudar a responder essa pergunta, vamos analisar o seguinte gráfico que apresenta o total de atendimentos via chat de 137 empresas.

O gráfico está no fuso horário de Brasília e as empresas analisadas atuam somente no brasil.

 

 É possível perceber logo de início o pico de atendimentos da manhã (10h) e da tarde (14h), sendo as horas ao redor bastante movimentadas. Também podemos enxergar uma queda brusca durante o horário de almoço (12h). Baseado nessas informações, podemos chegar às seguintes conclusões:

 

Qual horário tenho disponível por dia? Quantos % dos clientes consigo atender?
8h – 12h 47.9%
13h – 17h 49.7%
10h – 15h (com 1h de pausa no almoço) 58.8%
9h – 16h (com 1h de pausa no almoço) 81.5%

 

Esperamos que as informações tenham sido úteis. Acesse aloweb.com.br para conhecer mais sobre atendimento online.

Maximiliano Salgado

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