aloweb.chat

Tecnologia no Mercado Imobiliário – O novo comportamento do consumidor de imóveis

Comportamento do consumidor: saiba o que mudou na maneira como imobiliárias e corretores precisam lidar com consumidores de imóveis nesta série em dois capítulos!

Hoje em dia já não é mais novidade alguma, dizer que a internet revolucionou o mundo dos negócios e, consequentemente o posicionamento das empresas e o comportamento do consumidor. No entanto, o que não deixa de ser novidade é o quanto todo esse ecossistema de tecnologia digital é capaz de engajar o consumidor com novos recursos e de influenciar cada vez mais os hábitos de compra do consumidor.

Tal fenômeno ocorreu em todas as indústrias, e o setor imobiliário não foi uma exceção. A maneira como as imobiliárias e os corretores precisam lidar com os consumidores de imóveis hoje em dia é radicalmente diferente de duas décadas atrás. Os métodos mudaram. Os canais de comunicação, a abordagem, a linguagem, o tom da conversa e a velocidade que a informação é transmitida também. Até o foco do negócio mudou – não é mais sobre imóveis e sim sobre pessoas.

Entretanto, para entender bem qual é o novo comportamento do consumidor de imóveis, antes precisamos entender o antigo comportamento do mesmo.

(…) Antes, o que acontecia era que a mesma receita de vendas funcionava para todos os tipos de consumidores. As tradicionais ferramentas usadas eram o foco na hora de ofertar o produto. (…)  Funcionava mais ou menos assim: as imobiliárias investindo em mídia de massa, tal como outdoor, rádio, tv, jornal, revista, mala direta etc., e garantindo um bom período de ativação e impacto nos consumidores finais; e os corretores de imóveis se apropriando dessa força de Marketing com a promoção natural do imóvel e assim cada um fazendo o seu próprio esforço de Vendas, tal como ligação fria, visita fria, plantão, blitz etc., para garantir sua comissão.

O que aconteceu, com a chamada democratização da informação, foi que o consumidor ficou cada vez mais informado e as empresas viram-se obrigadas a dar o devido valor ao poder do consumidor. Com isso surgiu uma nova era, na qual o comportamento mudou e muda constantemente e isso requer agilidade e atualização constante das empresas. Quer saber mais? Não perca a continuação na segunda-feira, 29/05.

Fonte

Maximiliano Salgado

Siga-nos

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.